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O que é stress?

 O stress é, na verdade, uma resposta física a uma situação potencialmente perigosa. Os nossos cérebros avaliam se existe perigo em todas as situações. Se não houver sinais de alarme, não sentimos stress. Mas e se esses sinais existem? Então, o nosso sistema nervoso prepara automaticamente o corpo para "lutar, fugir ou congelar".

Em primeiro lugar, as nossas glândulas suprarrenais produzem adrenalina. Isto faz com que os músculos se contraiam, a frequência cardíaca acelere e a pressão arterial aumente. Se a situação continuar ameaçadora após alguns minutos, o nosso córtex adrenal começará a produzir cortisol. O cortisol é uma hormona do stress. Entre outras coisas, garante que nos lembremos melhor das experiências emocionais. Isto significa que, se experiencias algo em que se sente uma emoção forte, a tua memória armazena isso muito melhor. Isto permite-nos evitar situações perigosas no futuro que antes causavam muito medo nos nossos cérebros.

É normal que o teu corpo reaja com stress a uma situação ameaçadora. Tudo bem, desde que a resposta diminua em minutos. O stress só se torna um problema se ocorrer de forma crónica (a longo prazo).
Também é bom entender que o nosso cérebro muitas vezes vê as situações como mais ameaçadoras do que realmente são. Antigamente vivíamos num ambiente onde o farfalhar dos arbustos poderia significar que um animal faminto estava por perto.

O nosso ambiente de vida mudou agora, mas o nosso cérebro ainda reage da mesma maneira. E isso permite que o teu cérebro rotule um e-mail irritante ou uma agenda cheia como um sinal de alarme, enquanto não corres perigo algum. O teu corpo está então - desnecessariamente - preparado para lutar, fugir ou congelar. Portanto, a nossa vida está cheia de situações que podem desencadear uma resposta ao stress físico. E então o stress crónico está à espreita.

É bom que o nosso corpo dê uma resposta ao stress em situações perigosas. Isto ajuda-nos a ficar seguros. Mas e se tens stress por um longo período de tempo? Então, causa problemas para o nosso cérebro. Afeta como nos sentimos, bem como a nossa saúde. O stress de longo prazo está associado a transtornos de depressão, esgotamento e ansiedade. O equilíbrio hormonal é interrompido, áreas do cérebro são perturbadas e às vezes até danificadas, e vários sistemas não funcionam normalmente.

Stress e queixas psicológicas muitas vezes também contribuem um para o outro. Este é o caso quando o stress leva a, por exemplo, mais ansiedade, pânico e tristeza - o que por sua vez leva a ainda mais stress. É por isso que é tão importante reduzir o stress se sofreres de problemas psicológicos.

O stress crónico pode levar a respostas mais rápidas e severas ao medo. Os cérebros de pessoas que estiveram sob grande stress por um longo período de tempo desenvolvem, gradualmente, uma hipersensibilidade a fatores stressantes (estímulos de stress). Por causa dessa hipersensibilidade, até mesmo pequenos estímulos provocam reações extremamente violentas de stress e medo.

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 O stress crónico enfraquece o sistema imunitário. Um sistema imunitário enfraquecido significa que estás mais sujeito a ficar doente. O teu sistema imunitário garante que vírus, bactérias e outros 'invasores' sejam inofensivos. Também garante que todos os tipos de coisas sejam arranjadas e limpas no corpo e no cérebro. Tens muito stress há muito tempo? Então a tua resistência diminui.

O stress crónico, portanto, tem muitos efeitos negativos sobre como te sentes e sobre a tua saúde . É por isso que é importante evitar muito stress.

Às vezes não é claro de onde vem o stress, mas dás conta de que não te estás a sentir bem. Eu ajudo-te a esclarecer isto. Quando te incomodam emoções não processadas, por exemplo, luto ou tristeza - por algo específico ou por algo que poderá acontecer no futuro- tens trauma ou queixas de dor sem causa médica, eu ajudo-te a resolvê-los. Sem revivências e para sempre.

Tens uma cabeça cheia, dúvidas, preocupações constantes, problemas de sono? Posso ensinar-te como podes ordenar e arrumar toda a informação e pensamentos na tua cabeça. Toda a informação sobre o trabalho, escola, casa, coisas privadas, emoções e pensamentos é guardada num sítio próprio para que haja sossego na tua mente. Assim cria-se espaço para coisas boas, para que te possas voltar a experienciar liberdade e alegria na tua vida.

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